terça-feira, 30 de março de 2010

O setor LGBT da Africa do Sul está articulando uma ação contra a homofobia na Copa


Prezados/as senhores/as,

A campanha 070707 agrega uma rede nacional de mais de 25 organizações da África do Sul que abordam os altos índices de medo, intimidação, falta de segurança e a falta de liberdade enfrentados pelas lésbicas, assim como gays, bissexuais, transgêneros e pessoas intersex sulafricanas (setor LGBT).

A Aliança foi criada em resposta direta ao assassinato brutal de duas mulheres lésbicas, Sizakele Sigasa e Salome Masooa, em 07 de julho de 2007.

Em 2008 Eudy Simelane, ex-jogador de futebol da Seleção Nacional Sulafricana de Mulheres, Banyana Banyana, foi brutalmente estuprada e assassinada por ser lésbica. O sonho dela era ser um árbitro de futebol nessa Copa do Mundo.

Como Povos, estamos muito felizes por estar recebendo tantas pessoas durante a Copa Mundial em junho. Estamos particularmente felizes que o Brasil voltará a ser parte deste evento histórico e demonstrar as habilidades únicas que vimos ganhar o troféu por cinco vezes. Igualmente, o Brasil foi uma nação líder em organismos multilaterais, especialmente nas Nações Unidas, nos chamando para o fim da discriminação e da promulgação de leis que eliminam a homofobia contra pessoas LGBT.

A criação da Campanha Brasil contra a Homofobia é um passo exemplar para todas as nações, reconhecemos que é o resultado da luta dos movimentos sociais, em particular do movimento LGBT para o avanço dos direitos humanos. Também reconhecemos a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu governo que continua a ser estratégica para influenciar os líderes do mundo. Acompanhamos que recentemente, o Presidente Lula falou na Conferência da ILGA destacando a necessidade do Brasil continuar a "garantia do respeito pela livre orientação sexual e identidade de gênero ... a redução da violência motivada por diferenças de gênero, raça ou etnia, idade, orientação sexual e situações de vulnerabilidade. Como conseqüência, as políticas [e outras iniciativas] são propostos programas que incentivam as mulheres integrante do cuidado de saúde, levando em consideração as suas especificidades, incluindo orientação sexual ".

Tendo isto em mente, estamos escrevendo para vocês companheiros/ as dos movimentos sociais, em particular aos que lutam pelos direitos LGBT, para solicitar ao Presidente Lula e a Delegação de Futebol que irá representar o Brasil na Copa do Mundo na África do Sul em junho, para homenagear Eudy Simelane em um ato simbolico contra a homofobia. Solicitamos que a Seleção Brasileira possa ser solidária com nossa luta humanitária vestindo ou carregando um símbolo que pode falar contra os crimes de ódio que ameaçam a população LGBT nos nossos países. Idealmente, gostaríamos de ver os jogadores vestindo ou carregando um símbolo em uma de suas partidas para destacar esta questão. Para isso precisamos de vossa mobilização e vossa ajuda para que juntos/as possamos ser mais fortes.

Anexamos alguns folhetos com breves informações sobre os desafios que este fenômeno representa para nós, infelizmente estão em inglês, caso vocês tenham dificuldades para leitura, nos dispomos a traduzi-los.

Estamos convencidos de que a erradicação da homofobia e a defesa dos direitos humanos de todos os povos só são possíveis com a construção de sociedades que respeitem a diversidade e que contribua para a co-existência pacífica. Esta tarefa exige de todos nós muito trabalho conjunto. Acreditamos que o Esporte, especialmente o futebol é nesse momento uma grande aliança de solidariedade e de visibilidade contra a homofobia que refletirá os anseios de sulafricanos/ as, brasileiros/ as e outros povos do mundo.

Nós confiamos que vocês atenderão o nosso apelo e pedido, pois estamos ansiosas que a seleção nacional, Bafana Bafana também incorpore nossa lua.

Despedimos-nos e certamente estamos ansiosas para termos o vosso retorno.

Nancy Castro-Leal
Gay and Lesbian Memory in Action, GALA
P.O. Box 31719
Braamfontein 2017
South Africa
Phone: +27 (0)11 717 1782
Cel: +27 (0)84 418 3349
Fax: + 27 (0)11 717 1783

Marlow Valentine / Vanessa Ludwig
Triangle Project
http://br.mc571.mail.yahoo.com/mc/compose?to=endhate@triangle.org.za; http://br.mc571.mail.yahoo.com/mc/compose?to=marlow@triangle.org.za; http://br.mc571.mail.yahoo.com/mc/compose?to=vanessa@triangle.org.za
Telephone ++ 27 21 448 3812; 083 668 5935; 082 370 5923

Nonhlanhla Mkhize,
Durban Lesbian & Gay Community Health Centre
http://br.mc571.mail.yahoo.com/mc/compose?to=mc@gaycentre.org.za
Telephone ++ 27 31 301 21 45; 083 748 95 65

Phumzile Mtetwa,
Lesbian and Gay Equality Project
http://br.mc571.mail.yahoo.com/mc/compose?to=phumi@equality.org.za
Telephone ++ 27 487 3810
OCH: é importante que a carta seja repassada por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário